É necessário ter experiência?
Não é necessário ter experiência de navegação para fazer parte da nossa viagem, apenas a vontade e o sonho de se ter uma experiência única de viajar em veleiro em alto mar. No entanto, teha em conta que é necessário alguma resilência física e mental e espírito de aceitação porque a experiência de mar alto e a vida dentro de um veleiro nestas condições pode ser desafiante.
Como é estar em grupo como desconhecidos num veleiro?
É importante que tenha mente aberta para o convívio em grupo e aceitar as diferenças naturais entre pessoas que são únicas. Lembre-se que vai conhecer pessoas que tem algo muito importante em comum consigo, o sonho de viajar de veleiro em alto mar. Se for uma pessoa de mente aberta e tolerante, não terá qualquer problema. Vamos todos ser uma equipa com um objectivo bem definido: Pilotar o veleiro MICA em segurança até ao porto de destino. Se sentir que precisa de companhia, desafie um amigo ou amiga a vir consigo.
Qual o perfil para participar?
Qualquer pessoa com mente aberta para aceitar desafios, que não se importa de viver por uns dias restrito a um espaço pequeno, com pouca privacidade e sem luxos. Se adicionar a isto capacidade de resilência e espirito aberto para aceitar a o Mar e a Natureza tal como ela é, então vai ser uma boa
Como me preparar?
A vida a bordo não é fácil. O barco está sempre em movimento mesmo nos dias calmos. Tarefas triviais tais como, escovar os dentes, beber, comer, deslocar ao longo do barco, mudar de roupa, ir à casa de banho e outras tarefas triviais em terra, exigem mais esforço, equilíbrio e podem ser um desafio em alto mar. Mentalize-se que o mar é um ambiente difícil e único. Você poderá experienciar momentos de rara beleza, noites estreladas, vida marinha, por do sol e nascer do sol deslumbrantes apenas para quem se aventura em mar aberto. As recompensas são memoráveis.
Como é o veleiro MICA?
O veleiro MICA é um Hallberg Rassy 382 de 1991. Hallberg Rassy é a marca de referencia mundial na construção de veleiros para alto mar. O modelo 382 é o melhor modelo construido pela primeira geração que fundou esta empresa. As suas principais características de design garantem conforto e segurança, mesmo em situações de mau tempo. Acabamentos interiores em madeira de alta qualidade, quilha estrutural, leme montado em modelo skeg, capacidade para 500 litros de gasóleo, 350 litros de água doce, watermaker, 3 pilotos automáticos, 700W de paineis solares, inversor de 3000W, dingy com motor eléctrico, radar, VHF, weatherfax, iridium, alarme MOB, água quente, aquecimento dos compartimentos, portas USB em todos os compartimentos e outras comodidades.
Quais são as minhas obrigações?
Veja o nosso artigo sobre O que esperar de uma viagem em alto mar para saber o que esperamos dos nossos convidados.
Como funcionam os turnos?
Os turnos são sempre feitos, se possível, em pares. Podem durar 2, 3 ou 4 horas consoante as condições do mar. Não há excepções, todos tem de fazer turnos. O Comandante dará instruções de segurança importantes sobre os turnos, em especial os turnos nocturnos. O turno que vai entrar deve acordar sempre 15 minutos antes e prepara-se atempadamente para a sua vez. Acorde o seu parceiro se necessário. A segurança de todos depende de si e da disciplina dos turnos para que todos possam descansar. O turno de vigia deve confirmar se o turno de substituição acorda a horas, se necessário, deverá acordar os colegas.
Vou ter internet?
Não há WiFi a bordo. Existe um dispositivo Iridium para download de informação metereológica e comunicações de emergência. Não permite envio de mensagens ou email.
O que trazer?
Vai receber por email uma lista completa de itens a trazer. Veja o nosso artigo sobre O que esperar de uma viagem em alto mar para ver uma lista preliminar.
Como planear a viagem de regresso a casa?
Não marque viagens de avião para a data prevista de regresso porque a duração da viagem e chegada são sempre imprevisíveis e determinadas pela Natureza. Se quiser marcar, marque para 3 dias depois da data prevista de chegada ou então, marque quando estivermos próximos do porto de chegada.
Preciso de seguro?
As nossas viagens são seguradas pela Pantaenius e tem coberturas e limites de capital que excedem os exigidos por lei para actividade maritimo turística em Portugal para acidentes pessoais, invalidez, morte, assistência médica no estrangeiro, busca e salvamento. Poderá, se quiser, subscrever por sua conta, outros seguros que entender necessários.
Qual é a duração efectiva da viagem?
Todas as datas pode sofrer ligeiras laterações devido às condições do mar. Faremos tudo para que a data de partida seja a prevista. A data de chegada será mais imprevisível. A sua experiência de navegação começa no primeiro dia agendado com a sessão de segurança. A sua experiência termina no dia em que atracamos no porto de destino ( podemos atracar num porto vizinho devido às condiçoes do mar) independentemente da data estimada de chegada. A partir da data de chegada você está por sua conta. A sua reserva não inclui estadia ou alimentação adicional no barco para além do dia de chegada efectiva (excepto se a chegada for nocturna), mesmo que a chegada seja feita mais cedo que a data prevista.