A Nossa Missão
A nossa missão é oferecer uma experiência a bordo do veleiro MICA em alto mar de forma segura com velejadores experientes. Nós acreditamos que o mar ensina todas as metáforas essenciais para a vida em terra, e por isso, as nossas experiências em alto mar são uma excelente forma para você se desligar da vida em terra, estar em contacto directo com a Natureza e usar este tempo para o seu belo prazer.
A Sua Experiência
Queremos que tenha uma boa experiência a bordo dentro das limitações inerentes ao tipo de embarcação e meio que vamos navegar. Navegar num veleiro em alto mar pode ser desafiante, dificil, cansativo, desgastante, enjoativo e stressante, mas acredite que vai ser uma experiência memorável.
Você não vai ser turista a bordo. Nós esperamos que você execute, dentro das suas capacidades, as seguintes tarefas sob a supervisão do comandante:
- Fazer turnos de vigia
- Pilotar o barco (leme, ajustar velas, etc ..)
- Manter o barco limpo (limpar o que sujou, ajudar a lavar pratos e utensílios, limpar a sua cabine e áreas comuns)
- Cozinhar
- Planeamento da navegação
A vida a bordo não é fácil. O barco está sempre em movimento mesmo nos dias calmos. Tarefas triviais tais como, escovar os dentes, beber, comer, deslocar ao longo do barco, mudar de roupa, ir à casa de banho e outras tarefas triviais em terra, exigem mais esforço, equilíbrio e podem ser um desafio em alto mar.
Atividades de navegação a bordo
Os participantes vão participar ativamente em todas as atividades de navegação, nomeadamente:
- Planeamento da rota e meteorologia
- Cartografia em papel e eletrónica
- AIS e Radar
- Segurança e sobrevivência em alto-mar
- Gestão do esforço e turnos
- Comunicações por satélite em alto-mar
- Previsão e antecipação de eventos meteorológicos
- Pilotagem, turnos e briefings
- Cozinhar a bordo em alto mar
- Gestão da energia
- Conforto, bem estar e enjoo em alto mar.
- Homem ao mar diurno e noturno
Segurança e Equipa
A bordo, mantemos a seguinte hierarquia de prioridades obrigatoriamente por esta ordem: Segurança – Conforto – Velocidade
Assim sendo, iremos dedicar o primeiro dia a falar sobre segurança a bordo do ponto vista prático e simular protocolos de emergência. O comandante irá liderar o grupo como uma equipa, atribuindo tarefas e funções de acordo com o seu julgamento das capacidades e experiência prévia de cada um. Ninguém terá tarefas que o possam colocar em risco.
Nunca se coloque em situações que constituem risco para si ou para os outros. Nunca será censurado se não se sentir capaz de fazer uma tarefa. Chame sempre pelo comandante mesmo que ele esteja a dormir.
Proibido a bordo
É estritamente proibido e poderá ser expulso do barco se:
- Fumar dentro do barco. Excepcionalmente pode fumar no exterior a sotavento e garantindo que o fumo não entra no barco ou incomode outros passageiros
- Drogas de qualquer tipo proibidas por lei
- Berrar, discutir, destabilizar ou queixumes
- Armas
Será expulso do barco se apresentar comportamentos antissociais, agressivos e de violência, consumir drogas, assédio sexual, recusar colaboração ou assistência, causar dano intencional no barco ou outros comportamentos que lesem o barco o comandante ou o bem estar comunitário da tripulação. Ao ser expulso será encaminhado para o porto próximo mais próximo e ficará por sua conta. Não terá direito a devolução e poderá ser apresentada queixa às autoridades policiais.
O seu espaço
Só permitimos 4 convidados no veleiro MICA. Temos 3 áreas de descanso (duas cabines e um salão) para duas pessoas. As cabines são reservadas para si, isto permite que terá o seu próprio espaço para descansar partilhado por outro convidado. A escolha dos compartimentos é feita usando a regra “first to pay first to be served“. Em condições de navegação mais difícil, pode alterar o seu lugar de descanso e estabelecemos um modelo de “cama quente” com o sistema de turnos. Tem também reservado para si um ou dois compartimentos para os seus itens. Tem também espaço para guardar o seu equipamento molhado num compartimento comum. Evite levar comida para a cabine de forma a evitar migalhas ou sujar.
Refeições
Tentaremos, sempre que possível, confecionar pelo menos uma refeição quente por dia, geralmente ao jantar. As refeições quentes são planeadas à partida e contém sempre hidratos de carbono simples de cozinhar e proteina sob a forma de carne, peixe ou marisco. Avise-nos de alguma alergia que tenha. Manteremos sempre um stock de fruta fresca durante a viagem, bolachas e outros alimento de preparação rápida à temperatura ambiente ou no frigorífico. Todas as refeições para além da refeição quente (pequeno almoço, almoço e snack) são totalmente livres e à descrição. Tem fome? Prepare algo para si e é simpático perguntar ao colega de vigia se também quer algo. Sirva-se de tudo o que encontrar nos compartimentos e frigorifico. Tentaremos manter sempre termos com água quente para fazer café ou chá.
Pode comer em qualquer parte do barco excepto nas cabines ou na mesa de navegação.
Turnos
O comandante irá delinear um sistema de turnos de vigia, geralmente em pares. Siga de forma estrita todas as regras de segurança ditadas pelo comandante, em especial durante os turnos nocturnos.
O turno que vai entrar deve acordar sempre 15 minutos antes e prepara-se atempadamente para a sua vez. Acorde o seu parceiro se necessário. A segurança de todos depende de si e da disciplina dos turnos para que todos possam descansar. O turno de vigia deve confirmar se o turno de substituição acorda a horas, se necessário, deverá acordar os colegas.
Condições em alto mar
Iremos sempre navegar com as melhores condições possíveis dentro da janela de tempo destinado para a nossa viagem. Se nunca navegou em alto mar, saiba que as condições em alto mar podem ser, naguns casos, desconfortáveis. Nunca colocaremos o barco ou tripulação em risco desnecessário ou fora dos limites da experiência do comandante. Você pode encontrar condições que o podem deixar com medo, exaustão física, enjoado, vomitado, sem fome, fraco e totalmente esgotado em sem forças. Acredite que, depois desta experiência, tudo em terra vai-lhe saber melhor!
O que trazer?
Lista de itens que são obrigatórios trazer:
- Relógio digital com alarme para permitir acordar a tempo do seu turno
- Saco de cama
- Kit de higiene pessoal (escova de dentes, pasta de dentes, sabonete, gel de banho)
- Toalha de banho
- Mudas de roupa interior (recomendamos 2 a 3 mudas de meias por dia para manter os pés secos)
- Primeira camada de roupa em licra ou material respirável. Evite usar roupa interior de algodão.
- Segunda camada de roupa respirável
- Terceira camada de roupa quente de algodão ou outro material.
- Calções de banho
- Chinelos de banho
- Casaco de mar
- Calças de mar
- Botas de mar
- Gorro
- Luvas para ambiente húmido
- Sapatos confortáveis de sola mole e que não marquem
- Óculos de sol
- Protector solar
- Chapeu
- Saco de plástico para roupa suja
- Comprimidos para enjoo
- Medicação pessoal
- Passaporte com validade superior a 7 meses à data de partida
- Cartão de cidadão com validade superior a 1 mês à data de partida
Outras condições em letras grandes
- Não somos uma escola de vela mas teremos todo o gosto em ensinar tudo o que fazemos a bordo, partilhar as nossas experiências e responder a todas as suas questões
- A data e hora de partida é apenas uma sugestão e depende totalmente das condições metereológicas, mas, a chegada será feita dentro do intervalo programado sempre que possível.
- A viagem será cancelada e devolvida se houverem condições metereológicas extremas que não permitam a partida em segurança
- O trajecto da viagem pode ser alterado, bem como o porto de destino se as condições metereolócas forem perigosas.
- Vai ter pouca privacidade a bordo, mas terá a sua cabine partilhada e acesso a um WC
- Não há devolução do valor pago se decidir desistir durante a viagem ou se for expulso.
- Só há devolução do valor a viagem se o barco não sair do porto de partida por razões metereológicas ou técnicas.
- Você é considerado um membro da tripulação e não passageiro. Será sempre declardo com tripulante à chegada de cada porto.
- O Barco, tripulantes e skipers são segurado pela Pantaenius para actividades comerciais maritimo turisticas(MT) em todas as águas que navegamos e com condições que excedem as exigências Portuguesas para actividade MT.
- Em águas nacionais a nossa actividade MT está registada na RNAAT com o registo 90/2022